SEUS CLIENTES SABEM QUE SEU NEGÓCIO ESTÁ PREPARADO PARA ATENDÊ-LO NO MUNDO PÓS COVID-19?

Depois de mais de três meses de isolamento social em função da pandemia da Covid-19, o Estado de São Paulo ensaia o início da retomada das atividades econômicas, de acordo com a fase de disseminação da epidemia em cada região. O período é cercado de incertezas e o relaxamento está vinculado a estabilização do número de casos registrados em cada munícipio, com regras descentralizadas, a critério de cada prefeito. E a única certeza, no momento, é que todos estamos vivenciando uma experiência transformadora e que, depois disso, nada será como antes. Um simples passeio pelas ruas ganha um novo status depois de dias a fio trancados em casa. Detalhes, antes negligenciados, agora ganham os holofotes e merecem toda atenção. Dentro deste raciocínio, todos os negócios, sobretudo aqueles que lidam diretamente com o público, vão precisar repensar a sua forma de atendimento e mais do que isso, vão precisar comunicar este novo posicionamento aos seus clientes. É aqui que entra o trabalho da Rush Video, produtora que há quase trinta anos atua na produção de conteúdo audiovisual.

Detalhes de higiene e limpeza; procedimentos para a manipulação de alimentos, bebidas e insumos; uso de EPIs por parte das equipes, entre outros detalhes, tudo isso a partir de agora passa ser um diferencial competitivo importante. E negligenciá-los pode ser um golpe fatal para empreendimentos que já sofrem os reflexos desta crise, com meses de arrecadação reduzida ou zerada. Mas do que adianta investir nestas medidas, se o público-alvo da operação não tiver conhecimento? A Rush está pronta para preparar vídeos informativos que, de forma leve e até descontraída, apresenta todas as estratégias para retomada pós-Coronavírus. Um material executado de forma profissional, gravado na própria empresa, apresentando todas as condutas para assegurar a segurança de clientes e colaboradores após a retomada. Uma oportunidade de mostrar de forma clara as medidas que serão adotadas, tranquilizando a todos.

Para uma captação segura, a Rush estabeleceu protocolos próprios para a proteção da sua equipe e das demais pessoas envolvidas. No set permanece apenas quem é imprescindível, evitando as aglomerações, sem mencionar os demais cuidados conhecidos por todos, como o uso de máscaras e higienização constante das mãos e equipamentos. A Rush se encarrega de todas as etapas do processo, desde o briefing com o cliente, que pode ser feita por conferência online, passando pela produção do roteiro, captação e edição. O material pode, inclusive, contar com uma versão estendida, mais detalhada, para o site institucional, por exemplo, e vídeos mais curtos para as redes sociais. Tudo, de acordo com as necessidades e especificidades de cada negócio.

Mas se você ainda não se convenceu da necessidade iminente de comunicar seu posicionamento pós Covid-19, vale analisar com atenção as informações a seguir. Segundo pesquisa encomendada pela FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos e realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que ouviu uma amostra de mil pessoas entre a população adulta bancarizada, de todas as regiões do país, entre os dias 1º e 3 de junho de 2020,37% dos entrevistados preveem diminuir suas viagens, o que pode indicar a prevalência do receio de contaminação. Ainda temendo o vírus, um percentual de 27% dos ouvidos quer aumentar o trabalho na modalidade home office e 28% planejam usar mais os serviços de delivery. A pesquisa também identificou que 45% dos entrevistados afirmam que irão dedicar mais tempo à família e aos filhos e 30% pretendem aumentar as compras feitas via e-commerce. Especialistas em economia também acreditam que recuperação do mundo após a pandemia será mais difícil agora, especialmente para os brasileiros, do que foi em recessões anteriores. De acordo com um levantamento que cruza previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) com a edição mais recente do Boletim Focus, do Banco Central, nove em cada dez países devem atravessar esta crise melhor do que o Brasil. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro desabe este ano e tenha uma recuperação tímida no ano que vem em decorrência do impacto econômico das medidas de isolamento social. A boa notícia é que, apesar das incertezas e inseguranças, alguns negócios registram intenções elevadas de retomar, continuar ou aumentar a frequência de consumo, como salões de beleza (66%), comércio de rua (55%), bares e restaurantes (47%) e shoppings (47%). E, obviamente, dentro deste contingente, levará vantagem competitiva os negócios que estiverem preparados para atender as expectativas destes consumidores que chegarão ávidos depois de meses de isolamento, porém estarão muito mais exigentes e criteriosos. A concorrência também estará mais acirrada, pois a necessidade de reverter os prejuízos financeiros causados pela pandemia é urgente. Em alguns casos, uma questão de vida ou morte. E num mundo agora muito mais conectado do que antes, a comunicação nunca foi tão importante. E, neste sentido, a Rush pode ajudar as empresas a se posicionarem, garantindo que seus consumidores estejam cientes que o negócio em questão está pronto para atendê-lo neste novo mundo pós-Covid 19.

No próximo artigo, ainda dentro deste tema, abordaremos a parceria firmada entre a Rushvideo e a D’AaleRush com o site Visite Campinas sobre o protocolo para o setor hoteleiro, bares e restaurantes.

Rushvideo, movimentando e inovando ideias.

Comments are closed.